Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sábado, 13 de junho de 2009

Com 40 mil participantes Pula Fogueira é o mais tranquilo em Quixadá

A maior festa junina do Sertão Central e uma das melhores do Ceará, o Pula Fogueira de Quixadá, encerra hoje sua 13ª edição comemorando um recorde. Segundo os organizadores, pelo menos 40 mil pessoas lotaram o arraial oficial da festança, na Praça José de Barros, nas últimas três noitadas. O público deve ser ainda maior neste sábado, a partir das 20 horas, na apresentação dos últimos grupos típicos que participam do concurso de quadrilhas e shows de Toca do Vale e Forró Lenhada. “A estimativa deverá ser fechada com quase 100 mil brincantes”, garante o prefeito Rômulo Carneiro.

“O último dia costuma ser o mais animado”, comenta o radialista Gomes Silveira, responsável pela abertura das noitadas do festival. Até a chuva tem ajudado. Tem caído água todo dia, como previu o profeta popular Chico Leiteiro, mas na “hora H”, o tempo limpa e torna o ambiente ainda mais agradável. Dá até para sentir o cheiro de canjica e pamonha a se espalhar entre as barracas.

O clima de folguedo tomou conta da cidade. Hotéis e pousadas estão lotados. Os comerciantes estão aproveitando o movimento para atrair mais clientes. Em algumas lojas, tem até arrasta-pé, com zabumbeiro, sanfoneiro e cantador. As calçadas ficam lotadas. A maioria de gente que acabou de chegar na rodoviária, especialmente decorada.

A animação já começa no terminal, onde os visitantes são recebidos com faixa de boas vindas e calorosa recepção.

De acordo com a presidenta da Fundação Cultural de Quixadá, Sandra Venâncio, quadrilhas de várias regiões do Estado estão participando da festa. Além da Milho Verde representando a “Terra dos Monólitos”, Quixeramobim, Senador Pompeu, Fortaleza, Itapiúna, Caucaia, Beberibe, Maracanaú, Hidrolândia, Assaré, Canindé e Redenção enviaram suas comitivas. Permanecem na cidade até o encerramento, aguardando o resultado dos jurados, todos membros da Federação de Quadrilhas Juninas do Ceará.

Segundo os participantes, a expectativa surge em razão do Pula Fogueira ser o primeiro festival junino e também uma referência no Estado. Quem conquista o título costuma ter sucesso nas disputas realizadas nos concursos espalhados por todo o Interior. A Milho Verde foi a campeã do ano passado. Pretende repetir a façanha e levar para outras regiões. O Arraiá do Patativa, de Assaré, é um dos mais fortes candidatos ao primeiro lugar.

Mais informações:

Fundação Cultural de Quixadá
(88) 3414.4682

Alex Pimentel
Colaborador
com adaptações

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics