Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sábado, 13 de junho de 2009

Grave acidente de Trânsito com duas mortes em Quixeramobim


Veículo capota, matando duas pessoas e ferindo outras cinco. Acidente envolveu uma família inteira, que viajava de Quixeramobim para Fortaleza.


O Veículo acidentado Santana Placas HUC 9652 . Por volta das 12:50 min dessa sexta-feira, dia 12 de junho 2009, na localidade do Distrito de Uruquê, distante 19 km da cidade de Quixeramobim. O veículo de lotação, marca Santana cor azul escuro, placas HUC.9652, que trafegava no sentido Quixeramobim à Fortaleza, acabou capotando e matando dois de seus ocupantes, ferindo outras cinco pessoas.

Vitimas fatais:

No local do acidente faleceu Francisco Antônio Saraiva Leão, 32 anos, natural de Quixeramobim, filho de João Saraiva Leão e de Maria Evanir Alves de Lima. A outra vitima foi a menor Soraya Saraiva de Souza, cinco anos. Os corpos ficaram mutilados e transfigurados face a violência da capotagem do carro de lotação, que estava com excesso de passageiros.

Feridos

De acordo com o Major Mauricio comandante da Unidade do Corpo de Bombeiros Militar, que foi chamado ao local do acidente para prestar os primeiros socorros, Cinco pessoas foram encaminhadas ao Hospital Regional de Quixeramobim: Raul Saraiva do Carmo de Lima, 03 anos; Maria Perpetua Saraiva de Lima; Antônia Marta Saraiva de Lima; Maria José Saraiva de Lima e o condutor do veiculo acidentado Antônio Felício de Oliveira.

Informações colhidas junto a Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim, as pessoas que viajam no Santana pertenciam a uma família que residia no Distrito de Lacerda. Policias da Delegacia Regional de Quixadá foram deslocados para realizar a perícia do acidente. Segundo populares, a superlotação do veículo dever ter sido um dos motivos do acidente.

Transferidos

Em função da gravidade dos ferimentos foram transferidos para o instituto Dr.José Frota na cidade de Fortaleza os pacientes: Raul Saraiva do Carmo de LIma, com traumatismo craniano e Maria Perpetua Saraiva de Lima com quadro de complicações neurologicas. As outras três vitimas do acidente foram medicadas e liberadas.














Informação extraídas do site do Crisanto Teixeira - Radialista, Jornalista e coladorador da Tv Diário.
http://www.crisanto.jor.br

Acidente deixa dois mortos na Estrada do Algodão entre Quixadá e Quixeramobim

Por voltas das 13 h na CE 060 Estrada do Algodão, nas proximidades a localidade Bom Sucesso na placa de Uruquê um veículo Santana cor azul ano 1996 de placas HVC 9652 Caucaia – CE, capotou vindo a fazer vítimas fatais e lesionando 04(quatro ) pessoas, que foram socorridas para o hospital local por uma ambulância que passava no local. As duas vítimas fatais foram sacadas do veículo e teve morte imediata.


Vítimas Fatais 1: Francisco Antonio Saraiva de Lima 28 anos , casado, agricultor, natural de Quixeramobim, residente na localidade de Lacerda, de filiação: João Saraiva Leão e Maria Vânia de Lima.

Vítima 2: Soraina Saraiva de Souza , 03 anos de filiação: José Franzino do Carmo e Maria Perpétua Saraiva de Lima , natural de Quixeramobim.


VÍTIMAS COM LESÕES 1: Raul Saraiva do Carmo 03 anos de filiação José Franzino do Carmo e Maria Perpétua Saraiva de lima,Residente na localidade de Lacerda.

VÍTIMA 2:Antonia Marta Saraiva de Lima , 30 anos,agricultora,natural de Quixeramobim, casada de filiação; João Saraiva Leão e Maria Vânia de Lima. Residente na localidade de Lacerda.

Vítima3: Maria Perpétua Saraiva de Lima 29 anos, casada , agricultora, natural de Quixeramobim , residente na localidade de Lacerda de filiação: João Saraiva Leão e Maria Vânia de Lima .

Vítima 4: Maria José Saraiva de Lima 32 anos , casada , agricultora , natural de Quixeramobim e de filiação: João Saraiva Leão e Maria Vânia de Lima. Residente na localidade de Lacerda.

Motorista do veículo: Antonio Felício de Oliveira, 43 anos, casado, motorista , natural de Quixeramobim, residente a rua Adelaide Paulino 415 Bairro Messejana Fortaleza. De filiação: José Maciel de Oliveira e Maria do Socorro Felício de Oliveira

AÇÃO DA PM: Que a RP 1232 no comando do CB PM 9753 Firmino , SD PM 16721 Lima estiveram no local e colheram todos os dados .

CONCLUSÃO: O condutor do veículo atropelador que se encontrava no hospital foi liberado, e que o mesmo se apresentou na DPC, para prestar esclarecimentos.

Confira o Plantão Policial do Portal de Noticias do Sertão Central.

QUIXERAMOBIM
LESÃO CORPORAL HISTÓRICO:
No dia 12/06/09, as 04 h00 Min. da manhã, na Praça da Prefeitura um indivíduo não identificado, lesionou a golpes de faca o indivíduo de nome: Antonio Brucilim Gomes, 19 anos , solteiro, natural de Quixeramobim , residente a rua Antonio Martins casa 12 no Bairro Matadouro . A vítima teve quatro perfurações à faca sendo; 03(três) nas costas e (uma) no abdômen.

AÇÃO DA PM: Que a vítima teve foi socorrida ao hospital pelo SOS e a RP 6241 acompanhou e colheu todos os dados.

QUIXADÁ
ARMA BRANCA DOS FATOS.
Ontem dia 12/06 na Praça Jose de Barros, foi conduzido por portar arma branca ( faca) para a DRPC A.V.S de 17 anos residente na Rua Novo amanhecer Q 01 no bairro renascer.

DA AÇÃO PM. Vtr 525 flagrou e conduziu o acusado para a DRPC. PMs CB PM Dantas, CB PM Marinho e SD PM Ricardo.

QUIXADÁ
ARROMBAMENTO DOS FATOS.
Ontemdia 12/06 a senhota Arleide Barbosa de 25 anos, ao chegar em sua residência, detectou que a sua casa havia sido invadida e de lá roubaram um DVD, um Micro system e uma bolsa contendo documentos e Cartões de créditos.

DA AÇÃO PM. Grupamento RAIO compareceu no local, onde orientou a vitima a comparecer na DRPC para prestar queixa.

QUIXADÁ
LESÃO CORPORAL A FACA
No dia 12/06 Josivan Martins Lima , 19 anos, desocupado, residente na Rua da Palha 1038, foi lesionado com uma perfuração no estômago, por um individuo não identificado.

DA AÇÃO PM. VTR 1412 conduziu a vitima para o hospital local.

QUIXADÁ
FURTO DE BICICLETA E PRISÃO DO ACUSADO.

Ontem dia 12/06 por volta das 22h os PMs CB Aldenor e SD Cleiton, de folga, deterão C. H. R. P. 14 anos, desocupado, natural de Quixadá, filho de Francisco Carlos Cavalcante Pinheiro e Neci Roseira Rodrigues , residente na Rua do Trabalho 49 no bairro Renascer, por furtar uma bicicleta Caloi Poti azul nº 18675 LE na Rua Rodrigues Junior de propriedade de Jose Josenias Almeida de Sousa,

DA AÇÃO PM. Os PM,s de folga solicitaram a Vtr 1222 comanda apelo ST PM Freire para a condução.

QUIXADÁ
CONDUÇÕES POR EMBRIAGUES E DESORDENS.
Comunico-vos que foram conduzidos para a DRPC de Quixadá no decorrer da festa do pula fogueira por embriagues e desordens os seguintes indivíduos:

MARCELO COSTA DOS SANTOS, 18 anos, residente na Rua Sólon Viana 272.
RONDINELLI FERREIRA DE SOUSA, 29 anos, residente na Rua estados Unidos s/n.
FRANCISCO EDSON ARAUJO GOMES, 24 anos, residente na Rua Batista de Queiroz 1040.
ANTONIO EDSON LIMA, 16 anos, residente na Rua Rodrigues Junior 1170.
JOSE SATURNINO PEREIRA 49 anos, residente na Vila Toscano 350.
ALAN DIONES DA COSTA SILVA, 21 anos, residente na Rua Benigno bezerra 284.
ANTONIO EVANGELISTA SANTOS DE SOUSA 21 anos, residente na Rua paralela 2646.

DA AÇÃO PM. Vtr 525 composta pelos PMs CB PM Dantas, CB PM Marinho e SD PM Ricardo, fizeram as conduções.

QUIXADÁ
PORTE DE ARMA BRANCA
Hoje dia 13/06 foi preso e conduzido a DRPC de Quixadá, por portar arma branca ( faca) Raimundo Orisneide Pinheiro Pereira de 40 anos residente na Rua Edvardes Mendes de Carvalho s/n no bairro carrascal.

DA AÇÃO PM. Vtr 525 composta pelos PMs CB PM Dantas, CB PM Marinho e SD PM Ricardo, prendeu e conduziu o acusado.

PEDRA BRANCA
ROUBO DE MOTO
Dia 12 de junho de 2009 por volta da 16h:30min, a vitima Sra. MARLUCIA BEZERRA DE CAVALCANTE, casada, professora, natural de Pedra Branca-CE, procurou o policiamento daquele destacamento PM, informando que por volta das 15h:45min estacionou sua moto HONDA CG 125 KS TITAN ANO/MODELO 2003 COR VERMELHA, PLACA HXX 7210, CHASSI 9C2JD30103R187310 em frente a quadra Padre Geraldo no local da ocorrência supracitado, e quando retornou por volta das 14h:30min não à encontrou.

DA AÇÃO PM. A composição da Vtr. 1302 Sgt Menezes, Cb Rodrigues e Cb Souza, deslocaram-se para o local, fizeram levantamento da ocorrência e diligenciaram para tentar identifica os autores o roubo e prende-los. Mas não tiveram êxito.

QUIXERAMOBIM
LESÃO CORPORAL A FACA
No dia 12/06/09 , as 18:30, foi acionado através do 190 para a rua Rita Coutinho com Ademar Nogueira, onde havia um indivíduo que foi lesionado a faca .

AÇÃO DA PM: Que a VTR 6241 no comando do SGT Aragão, CB Brito e o SD 19045 Lima foram ao hospital e colheu os dados da ocorrência. Que foi feito diligencia no intuito de capturar o acusado que só se sabe o apelido “CHICO”, mas não obteve êxito.

CONCLUSÃO: A vítima foi lesionada com 04 (quatro) perfurações a faca sendo que 02 (duas)no pescoço, 01 (uma) no peito 01(uma) na mão .O mesmo foi conduzido para o hospital pelo resgate 05 no comando do CB BM Bezerra, ao chegar no hospital e constatado a gravidade das lesões a vítima foi conduzida para Fortaleza.

Que toda a ocorrência foi repassada ao inspetor Ullisses da DPC local.

Informação do Comando do Policiamento do Interior

Com 40 mil participantes Pula Fogueira é o mais tranquilo em Quixadá

A maior festa junina do Sertão Central e uma das melhores do Ceará, o Pula Fogueira de Quixadá, encerra hoje sua 13ª edição comemorando um recorde. Segundo os organizadores, pelo menos 40 mil pessoas lotaram o arraial oficial da festança, na Praça José de Barros, nas últimas três noitadas. O público deve ser ainda maior neste sábado, a partir das 20 horas, na apresentação dos últimos grupos típicos que participam do concurso de quadrilhas e shows de Toca do Vale e Forró Lenhada. “A estimativa deverá ser fechada com quase 100 mil brincantes”, garante o prefeito Rômulo Carneiro.

“O último dia costuma ser o mais animado”, comenta o radialista Gomes Silveira, responsável pela abertura das noitadas do festival. Até a chuva tem ajudado. Tem caído água todo dia, como previu o profeta popular Chico Leiteiro, mas na “hora H”, o tempo limpa e torna o ambiente ainda mais agradável. Dá até para sentir o cheiro de canjica e pamonha a se espalhar entre as barracas.

O clima de folguedo tomou conta da cidade. Hotéis e pousadas estão lotados. Os comerciantes estão aproveitando o movimento para atrair mais clientes. Em algumas lojas, tem até arrasta-pé, com zabumbeiro, sanfoneiro e cantador. As calçadas ficam lotadas. A maioria de gente que acabou de chegar na rodoviária, especialmente decorada.

A animação já começa no terminal, onde os visitantes são recebidos com faixa de boas vindas e calorosa recepção.

De acordo com a presidenta da Fundação Cultural de Quixadá, Sandra Venâncio, quadrilhas de várias regiões do Estado estão participando da festa. Além da Milho Verde representando a “Terra dos Monólitos”, Quixeramobim, Senador Pompeu, Fortaleza, Itapiúna, Caucaia, Beberibe, Maracanaú, Hidrolândia, Assaré, Canindé e Redenção enviaram suas comitivas. Permanecem na cidade até o encerramento, aguardando o resultado dos jurados, todos membros da Federação de Quadrilhas Juninas do Ceará.

Segundo os participantes, a expectativa surge em razão do Pula Fogueira ser o primeiro festival junino e também uma referência no Estado. Quem conquista o título costuma ter sucesso nas disputas realizadas nos concursos espalhados por todo o Interior. A Milho Verde foi a campeã do ano passado. Pretende repetir a façanha e levar para outras regiões. O Arraiá do Patativa, de Assaré, é um dos mais fortes candidatos ao primeiro lugar.

Mais informações:

Fundação Cultural de Quixadá
(88) 3414.4682

Alex Pimentel
Colaborador
com adaptações

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Diversão tem sido a maior ocorrência no Pula Fogueira 2009 em Quixadá

O Plantão Policial do Portal de Noticias do Sertão Central informa as principais ocorrências policias de quinta-feira a ate o momento na região 2º Comando do Policiamento do Interior. Até o momento a diversão tem tomado de conta da Praça José de Barro, apenas algumas briguinhas tem acontecido, nenhuma ocorrência de morte até o momento.


QUIXADÁ
PRISÃO POR FURTO.
Ontem 11/06/2009, por volta das 13h:00min, na rua João Paulo II, Mutirão do Campo Velho, o Leandro Rodrigues Nunes, 21 anos, amasiado, desocupado, natural de Quixadá, residente no Campo Velho, foi preso por furtar da residência de José Dagoberto Gonçalves Cavalcante, 35 anos, amasiado, funcionário publico, natural de Quixadá, foi furtado: uma TV 29º polegadas – LG; um aparelho de DVD Philips; três celulares; um capacete e um cofre com a quantia de seiscentos reais.

DA AÇÃO PM: A VTR 5525 composta pelos PPMM CB MARLOS, motorista CB DEUSDEDITH e como patrulheiro o CB PACHECO, tomando conhecimento do fato, compareceu ao local e de posse de maiores informações diligenciou, abordou e prendeu o acusado constatando que o mesmo estava de posse de mais duas bicicletas desmontadas produtos de furto, ele foi conduzido a DRPC para os devidos procedimentos. Vale salienta que a patrulha conseguiu recuperar ainda a TV 29º polegadas e um dos aparelhos celulares supracitados, e continuam a diligencia em busca de mais produtos de furto.

QUIXADÁ
CONDUÇÃO DE MENOR POR FURTO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL.Dia 11/06/2009, por volta das 13h:15min, na AV. Belo Horizonte, s/n – Mutirão do Campo Velho, o A.J.A.S, 14 anos, solteiro, desocupado, natural de Quixadá, filho de Luciano Rodrigues Nunes e Antonia Lucia Sousa, residente da rua Maria Benigno, Campo Velho, irmão do individuo preso relatado no radiograma anterior, foi conduzido a DRPC por furtar nesta madrugada oito celulares de marcas diversas, da loja CELULAR E CIA, localizado na rua Rodrigues Junior, 1156 – Centro.

DA AÇÃO PM: A VTR 5525 composta pelos PPMM CB MARLOS, motorista CB DEUSDEDITH e como patrulheiro o CB PACHECO, tomando conhecimento do fato, compareceu ao local e de posse de maiores informações, conseguiram localizar o menor conduzindo-o a DRPC, para devidos procedimentos legais, foi recuperado com o menor um CELULAR LG.

QUIXADÁ
DIREÇÃO PERIGOSA
Ontem 11/06 por volta das 22h50 na Rua Rodrigues Junior próximo ao Banco do Brasil, foi flagrado guiando um veiculo Palio preto de placas HYS 4763 com fortes sintomas de ter ingerido bebidas alcoólicas Germano Junior de Oliveira, 36 anos, comerciante, natural de Quixadá. O acusado foi encaminhado ao IML de Quixeramobim, onde foi comprovado o flagrante e autuado na lei seca.

DA AÇÃO PM. VTR 1222 composta pelos PMs SGT PM Alberto, SDs PMs Moésio e R.SILVA flagraram e conduziram o guiador para a DRPC de Quixadá

QUIXADÁ
ARROMBAMENTO DOS FATOS.
Hoje dia 12/06 por volta das 02h foram flagrados arrombando a porta da loja CD SOUSA situada na Rua Rui Maia os menores: J.C.L.S.de 13 anos, residente na Rua padre Cícero 423, C.B.M de 15 anos residente na Rua Edvardes Mendes de Carvalho, F.A.S.O. de 17 anos residente na Rua da pedra s/n, A. M A. P. de 15 anos residente na Rua dom Lucas s/n e F. W. M.S., residente no Beco do Belkior s/n. Os menores detidos em flagrante foram conduzidos a DRPC de Quixadá.

DA AÇÃO PM. PMs da cavalaria SDs PMs Alysson, R.Lopes e CB PM Artur, detiveram os menores na hora em que eles iriam praticar o furto.

QUIXADÁ
ARROMBAMENTO
Hoje dia 12/06 por volta das 04h foi preso tentando invadir a casa do senhor Pereira Cavalcante Neto de 20 anos situada na Rua Autran Moreno 126, Leandro Rodrigues Nunes , 21 anos, solteiro, desocupado, residente na Rua Maria Benigno 47. O mesmo foi preso dentro da casa da vitima, com a intenção de furtá-la.

DA AÇÃO PM. Vtr 525 composta pelos Pms CB PM Dantas CB PM Marinho e SD PM Lobo, agiram rápido e prenderam o invasor.

Com informação da 2º Companhia de Policia.

Projeto propõe construção de um centro ufológico em Quixadá


A cidade cearense, situada na região do Sertão Central, desde a década de 1960 tem fama de ser a capital nordestina dos discos voadores, e foi isso, segundo Abreu de Menezes Bezerra que o levou a ter a idéia de criar o projeto para a construção de um Centro Ufológico de Quixadá

Sem se preocupar com críticas ou com a grande curiosidade causada pelo projeto, à iniciativa ganhou força, principalmente, a partir do conhecimento de relatos de moradores de Quixadá que afirmam já ter visto seres extraterrestres, e até terem sido levados por eles para algum lugar no espaço. Tanto que o prédio idealizado tem um ovniponto, local que seria construído para o pouso de possíveis naves espaciais.

Polêmico, misterioso, intrigante, impressionante para uns e cético para outros, o assunto relativo à existência ou não de outros seres no universo está se tornando um dos principais atrativos para quem busca como alternativa de lazer a exótica paisagem sertaneja da "Terra dos Monólitos".
O "Câmera Record" destacou em janeiro deste ano Quixadá sendo uma das cidades que se tem bastante relatos de aparições de disco voadores. O programa mostra ainda imagens de um homem em estado de choque e que garante ter testemunhado um fenômeno provocado por forças extraterrestres.

Na companhia de um ufólogo, os repórteres do programa fizeram uma vigília em Quixadá, onde eles acamparam em um dos pontos mais altos da região, na "Pedra dos Ventos" e presenciaram fenômenos muito estranhos.

O tema é explorado pelo ufólogo Robisson Alencar. Ele já dedica mais de 20 anos de sua vida a pesquisas e coleta de provas sobre alienígenas. A edificação do Centro Ufológico, segundo Alencar, seria no bairro Jardim dos Monólitos, nas proximidades do açude do Eurípedes, uma área de 16 hectares, onde nas proximidades existem pelo menos três relatos de aparições de extraterrestres.

Outro fator que pesou para a definição do local foi estar próximo a muita água, o que ''parece atrair mais os ovnis'', diz ele. O prédio a ser erguido no local teria sete mil metros quadrados, e a estrutura construída sobre um ''esqueleto" de metal seria envidraçada, inclinada 35 graus para refletir bem a luz solar e minimizar a insolação, explica. A cobertura seria com uma chapa de alumínio.

Para o autor do projeto, esse espaço seria mais um atrativo turístico para Quixadá, uma vez que abrigaria no seu interior um planetário com equipamentos para observação dos astros, um memorial com relatos de moradores de Quixadá e outras cidades do mundo que tiveram oportunidade de contato com seres espaciais, um mapa com informações relativas a aparição de ovnis em todo o mundo, e uma passarela que levaria o visitante por um caminho induzido, onde estariam dispostos os planetas, astros do universo e muitas outras curiosidades do mundo desconhecido para a maioria das pessoas.

Barroso também projeta a construção de um auditório com 580 lugares no prédio, a fim de sediar eventos diversos do município, além de biblioteca, museu com estátuas de ETs confeccionadas em cera, e também lojinhas para a venda de artesanato e lembranças diversas de Quixadá. Na parte exterior do Centro Ufológico, haveria espaços destinados ao estacionamento e à praça 24 de Junho, numa menção a data comemorativa do Dia Internacional da Ufologia. Assista os videos de algumas resportagens sobre o assunto em Quixadá. Esta é uma materia adaptada de outras sobre o assunto em Quixadá. Veja os videos.

250 anos de comemorações ao padroeiro de Quixeramobim


Tradição religiosa fortalece devoção dos fiéis nas homenagens ao santo padroeiro de Quixeramobim

São pelo menos 250 anos de novenas, trezenas e celebrações na antiga capelinha da Fazenda de Santo Antônio do Boqueirão, hoje Igreja Matriz de Quixeramobim. Mais uma vez o ritual se repete. Chega ao seu 13º

dia arrastando a religiosidade popular pelas ruas da cidade. Amanhã, é dia de procissão e arreamento da bandeira. “Viva Santo Antônio! Viva Santo Antônio, nosso padroeiro e protetor”, gritam fervorosos os fiéis no encerramento da maior festa religiosa do Sertão Central.

Tamanho entusiasmo não é por menos. Quem tem fé no santo dos pobres lhe atribui outros predicados ou dotes divinos, como preferem os mais religiosos. “Milagreiro sem dúvida, senão a igreja não estava lotada. Casamenteiro dos bons; tenho Deus como testemunha, e festeiro como ele não há de se duvidar, basta olhar ao redor. Tem barracão e chitão pra todo gosto agradar”, comenta Antônia Aparecida Paiva, devota de acender vela de gratidão todos os dias do ano, como ela mesma confessa.

Se depender da herança religiosa passada de pai para filho, de geração em geração, a manifestação popular dos cânticos e ladainhas, que não se aprende nas cartilhas de Roma, haverá de se perpetuar no coração do Ceará, como o mais antigo município da região é conhecido bucolicamente por seu posicionamento geográfico no Estado. Esse é o pensamento do estudante Mauro Ferreira de Almeida. Aprendeu em casa que hoje é dia de “quebrar a tigela”, expressão usada antigamente quando se aguardava o ano inteiro para vestir roupa nova para ir à festa santa.

Hoje, os preparativos demoram bem menos. Começam com a Campanha da Fraternidade, no início do ano. Até o encerramento da programação, sempre iniciada no último dia do mês de maio, cerca de 200 voluntários, divididos em cinco equipes, se revezam no cumprimento das tarefas, desde a segurança dos barracões até a mobilização das freguesias. Segundo uma das organizadoras, Maria do Carmo Ferreira, ou simplesmente “Carminha”, atualmente existem 35 comunidades religiosas no município. “Havia muito mais, eram cerca de 150”, ressaltou.

Mas, na opinião dos próprios devotos, a fé no padroeiro está se fortalecendo novamente. Citam como exemplo a Missa do Vaqueiro, realizada na segunda-feira passada. Pelos números dos organizadores, exatos 206 cavaleiros, de todas as idades, seguiram a galope para a celebração. Praticamente o dobro do ano passado — uma prova expressiva da tradição resgatada faz três anos pela ex-secretária de Cultura do município, Terezinha Oliveira. Damião Monteiro representou os “vaqueiramas” da região. Se estavam ali era porque faziam questão de receber a bênção do santo dos pobres.

De acordo com padre Sérgio de Oliveira, vigário da paróquia de Santo Antônio, esses 14 dias são comemorados com o propósito especial de reanimar a fé e devoção do povo sertanejo. Por meio da animada mobilização é possível se chegar a quem está mais afastado. Ele cita como exemplo os motociclistas. Assim como os vaqueiros, este ano chegaram aos montes. Nos seus quase 20 anos de sacerdócio não lembra de momento tão expressivo.

Padre Sérgio explica ser característico de cada região buscar a sua identidade natural. Se em Barbalha o povo é atraído pelo pau da bandeira, em Quixeramobim o almoço das famílias, logo após o culto do último dia, tornou-se símbolo da acolhida coletiva as santo.

Mais informações:

Paróquia de Santo Antônio de Quixeramobim
Festa do Padroeiro
Programação de encerramento amanhã, (88) 3441.0289

ALEX PIMENTEL
Colaborador
Diário do Nordeste.

Quixadá é destino certo na rodoviária de Fortaleza


Ontem, as empresas colocaram poucos ônibus extras. A procura maior foi registrada na última quarta-feira

O movimento foi tranqüilo durante toda a manhã de ontem, no Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé. Bem diferente da agitação da quarta-feira à noite, quando ônibus extras foram disponibilizados para atender a demanda de passageiros que saíram de Fortaleza para passar o feriado em Aracati, Beberibe, Sobral, Quixadá, Camocim e Paracuru.

Cerca de 55 mil pessoas devem ter viajado no feriado, entre embarques e desembarques, segundo previsão da Socicam, que administra os dois terminais da Capital: Antônio Bezerra e João Thomé.

Poucos passageiros deixaram para comprar a passagem de última hora. Aguardando a irmã comprar o bilhete para Bela Cruz, a dona-de-casa Raimunda Nonato Araújo, 57 anos, disse que deixou para hoje porque não queria enfrentar filas enormes, nem a correria de passageiros que houve na véspera do feriado.

A Socicam disse que o movimento estava igual ao dos dias normais da semana, já que o feriado caiu em uma quinta-feira. Ontem de manhã, filas pequenas foram registradas nos boxes das empresas Redenção e da São Benedito.

A vendedora Ana Lúcia da Costa, 25 anos, aguardava na fila sua vez para comprar o bilhete para viajar para Morada Nova. Já a dona-de-casa Elione Lima Carvalho, 39 anos, aproveitou o feriado para ir visitar sua mãe que mora em Pedras.

A bilheteira da empresa Redenção, Fátima Pires, disse que ontem houve apenas um ônibus extra para Quixadá e Quixeromobim. Na véspera do feriado, foram colocados quatro. Na Guabanara, a única que oferece atendimento climatizado e com senhas, não tinha fila.

O encarregado de tráfego, Alexandre Pimentel informou que a empresa colocou carros extras para 13 destinos: Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santos, Teresina, Parnaíba, Campina Grande, Sobral, Ubajara, Tianguá, além de Iguatu. Na quarta-feira, dos 87 carros que viajaram, o percentual de extras foi de 35%.

Informação extraída do Jornal Diário do Nordeste com adaptações.

Ilário Marques e dirigentes atuais do PT podem estar inelegíveis


Resolução do partido pode abrir espaço para novas candidaturas às presidências do PT do Estado e da Capital

Reviravolta no processo de sucessão no Partido dos Trabalhadores (PT) do Ceará. Os presidentes estadual, Ilário Marques, e municipal de Fortaleza, Raimundo Ângelo, do Partido dos Trabalhadores poderão não concorrer a reeleição no Processo de Eleição de Direta (PED) de 2009, a ser realizado em novembro próximo em todo o País.

Tal decisão se deu com a publicação da alteração do artigo 25 do Regulamento do PED 2009, pela direção nacional da agremiação, na última segunda-feira, a qual foi tornado pública na página eletrônica da legenda, quarta passada.

O referido dispositivo, que altera o aspecto referente a inelegibilidade diz, em seu parágrafo 1º, que ´será inelegível para cargos em comissões executivas, inclusive o de Presidente, em qualquer nível, os (as) filiados (as) que tenham sido membros de uma mesma comissão executiva por 3 (três) mandatos consecutivos, seja ocupando um cargo específico ou a função de vogal´. O ponto citado remete diretamente a Ilário Marques, que, fez parte das três últimas executivas estaduais do PT-Ceará, sendo 2º vice-presidente de 2006 a 2007 e, atualmente, é presidente.

Procurado pela reportagem do Diário do Nordeste, Ilário Marques informou que ainda não leu a nova resolução do diretório nacional, mas diz que não fez parte da Executiva Estadual por três mandatos consecutivos.

O secretário de Finanças, Reudson Souza, confirma que Ilário foi para a Executiva, em 2005, quando Sônia Braga substituiu José Airton Cirilo. Ele explicou que cabe agora o Diretório Nacional ratificar ou modificar a resolução, no próximo dia 19, em São Paulo.

Já o dispositivo seguinte, no parágrafo 2º, diz que ´filiados que tenham ocupado o mesmo cargo por dois (2) mandatos consecutivos não podem participar de um 3º mandato em qualquer cargo. Este se adequa a situação de Raimundo Ângelo, presidente do diretório do PT de Fortaleza.

Ele assumiu o cargo no início de 2007, no lugar de Francisco Pinheiro, que foi eleito vice-governador do Estado. Outro agravante é que o parágrafo 4º

aborda que ´será considerado como exercício do mandato independente do tempo de permanência do filiado no cargo da Comissão Executiva´.

NOVO CENÁRIO

Petistas pegos de surpresa com a nova determinação

O deputado estadual Nelson Martins e vereador de Fortaleza Guilherme Sampaio foram pegos de surpresa com a nova determinação nacional acerca do Processo de Eleição Direta (PED) da legenda. Ambos cogitaram a possibilidade de recorrer da decisão, porém já conjecturam a nova cara do PED, a se realizar em novembro próximo. Nelson voltou a defender um nome consensual, enquanto Guilherme quer a indicação de candidatos das mesmas correntes de Ilário Marques e Raimundo Angelo.

Líder do Governo do Estado na Assembléia, Nelson Martins informou que ganha força dentro do PT a idéia de um candidato consensual para adireção petista a fim de evitar os resquícios que as disputas internas acirradas sempre deixam.

Antes da decisão do diretório de vetar candidatura de filiados já com três mandatos nas executivas, a proposta vinha sendo discutida entre correntes internas do PT, mas o fato de Ilário está impedido facilita o entendimento. Nelson aponta para uma possível mudança no cenário de candidatos petistas em 2010 com as novas direções indicadas.

Recurso

O deputado disse também que como a decisão foi da Executiva, poderá haver recurso para o Diretório Nacional, que é a instância máxima.

Guilherme Sampaio, por seu turno, recebeu a notícia com surpresa, mas disse que pretende conversar com o grupo para saber da possibilidade de recorrer da decisão.

Ele informou que, mesmo que Ilário e Ângelo não sejam postulantes, o importante é o grupo indicar dois candidatos da mesma linha política dos atuais dirigentes.

Informação do Diário do Nordeste

Blog da Petrobras desmente O globo

Não é verdade, conforme publicação do Globo no dia 11/6, que a “Petrobras dá verbas a entidade com irregularidades”. A Petrobras Biocombustível esclarece:

1) Todas as contratações às quais se refere a matéria, inclusive a da cooperativa Cooprase, envolveram apresentação de documentos legais, estatutários e regulamentares e de todas as certidões negativas. Foi comprovada assim a regularidade fiscal das instituições contratadas, inclusive junto ao Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).

2) A contratação de serviços de assistência técnica é obrigação legal, conforme lei federal que regulamentou o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, e é condição imprescindível à manutenção do Selo Combustível Social por parte da empresa. O Selo assegura acesso a 80% do mercado do biodiesel no Brasil.

Matéria extraída do Blog da Petrobras http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Em menos de 24 horas três estabelecimentos comerciais foram roubados em Quixadá

O Plantão do Portal de Noticias do Sertão Central destaca as principais ocorrências policiais na região do Sertão Central em especial em Quixadá. Até o momento não foi registrado nenhuma morte, mas os roubos acontecem a cada instante, confira os destaques.

QUIXADÁ
ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL
Ontem 10/06/2009, por volta das 17h: 05min, na rua João Bezerra Silva, 49 – Lagoa, na “CLIMAGEM”, dois indivíduos de capacetes, um com uma blusa vermelha e outro com uma cinza, armados com revolveres, roubaram da clinica uma quantia de quinhentos e cinqüenta reais, coagindo naquele momento a atendente Antonia Lidevania Maciel De Oliveira, a vitima estava muito abalada emocionalmente,não conseguindo repassar os demais dados, os dois acusados evadiram-se em uma moto TITAN, de cor escura segundo populares.

DA AÇÃO PM: A VTR 1222 comandada pelo SGT ADELINO, tendo como motorista o CB MARINHO e como patrulheiros o CB PM ANDRE E O SD RICARDO, compareceu ao local tomando todas as medidas cabíveis e diligenciando.

QUIXADÁ
ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL
Hoje dia 11/06 por volta das 03h30 a loja CELULAR E CIA de propriedade do senhor Ozenir Xavier da Silva, de 35 anos, situada na Rua Rodrigues Junior s/n no centro de Quixadá, foi arrombada por individuo( s) que subtraíram uma quantia de R$ 400,00 em espécie e vários celulares de marcas diversas. Vale lembrar que menos de um mês a mesma loja foi furtada tendo mais de 5 mil reais de prejuízos.

DA AÇÃO PM. Compareceu no local Vtr 1222 1222 comandada pelos SGT PM Alberto e os Pms da cavalaria SD PM R.Lopes SD PM Neto e SD PM Alysson. Os PMs saturaram a área próxima ao local, mas nada foi encontrado.

QUIXADÁ
ROUBO A POSTO DE COMBUSTÍVEL
Hoje dia 11/06 por volta das 01h00 dois indivíduos em uma moto Fan Preta sem placa, renderam um frentista do posto São Sebastião, localizada na Rua tenente Cravo s/n, os ladrões roubaram uma quantia de R$ 100,00 em espécie.
DA AÇÃO PM. VTR 1412 composta pelos PMs CB PM Bezerra SD PM Robson e CB PM Evilásio, compareceu no local, onde passaram a diligenciar no intuito de identificar e prender os autores.

QUIXADÁ
ARROMBAMENTO A RESIDÊNCIA
Hoje dia 11/06 ao chegar em sua residência Ikiciane dos Santos Lima, 20 anos, residente na Rua João Ribeiro dos Santos, notou que sua residência foi invadida por vândalos e subtraíram uma TV 21” Sony, um DVD Semp Toshiba , um aparelho de Som da marca Toshiba e um celular Nokia. A vitima foi orientada a procurar a policia civil para prestar queixa.

DA AÇÃO PM. Saturaram o local a VTR 1412 composta pelos PMs CB PM Bezerra SD PM Robson e CB PM Evilásio.

QUIXADÁ
CHOQUE DE VEÍCULOS.
No dia 10/06/2009, por volta das 16h:30min, na rua Rodrigues Junior – Centro, de frente ao numeral 1303, uma SAVEIRO, saveiro, de cor prata, de placas HQZ 8332, conduzida por Luiz Wellington Viana, 36 anos, casado, colidiu com um caminhão wolksvagem, de cor branca, de placas HWA 0503, conduzido por Eugenio Alves Silva, sendo que houve apenas danos materiais.
DA AÇÃO PM: A VTR 1222 comandada pelo SGT ADELINO, tendo como motorista o CB MARINHO e como patrulheiros o CB PM ANDRE E O SD RICARDO, compareceu ao local, conduzindo ambas as partes à DRPC, para as devidas providencias.

QUIXADÁ
ARMA BRANCA.
No Dia 10/06/2009, por volta das 21h: 00min, na Rua Dom Lucas de frente a mercearia do MIR, através de denuncia anônima, que informava de um individuo armado naquele local, a VTR 1222 comandada pelo SGT ADELINO, tendo como motorista o CB MARINHO e como patrulheiros o CB PM ANDRE E O SD RICARDO, compareceu ao local realizando um busca de armas, não identificando o acusado, mas encontrando a faca que foi dispersada.

QUIXADÁ
MENOR GUIANDO MOTOCICLETA
Hoje dia 11/06 por volta da 1h na Av. Plácido castelo, L.B.S. de 17 anos, residente na Rua Juscelino Kubistchek s/n no Bairro Alto São Francisco, foi detido e conduzido a DRPC de Quixadá por pilotar sem autorização devida ( CNH) uma moto TITAN 125 azul de placa NQY 4273.

DA AÇÃO PM. Vtr 5525 composta pelos PMs MAJ. PM Humberto, CB Osvaldo, CB PM Menezes e SD PM Paulino, conduziram o menor para a DRPC para procedimentos.

QUIXADÁ
CONDUÇÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA BRANCA
Hoje dia 11/06 por volta das 03h na Praça Jose de Barros foram presos e conduzidos a DRPC por portar arma branca ( faca ) Francisco Arlindo Ventura da Silva de 27 anos residente me Ibaretama e C.R.S.S de 17 anos residente na Rua do sossego em Quixadá.

DA AÇÃO PM. PMs da cavalaria, abordaram e flagraram os indivíduos com as armas. SD PM R.Lopes SD PM Neto e SD PM Alysson. Vtr 1222 comandada pelos SGT PM Alberto conduziu os acusados para a DRPC.

QUIXERAMOBIM
ACIDENTE DE TRANSITO COM VITIMA FATAL
A Viatura 6241 composta pelo CB PM 9556 Silva Junior Comandante ; SD PM 16624 R. MARTINS e o PATRULHEIRO SD PM 19912 RENATO Foram ate o local da Ocorrência ou seja na CE 060 PROXIMO LOCALIDADE DENOMINADA CUPIM, Fizeram a preservação do local do acidente e entrarão em contato com operador que acionou a PERICIA TECNICA Para os procedimentos de praxe, O Motorista do veiculo atropelador de nome José Airton Luciano 65 anos residente Quixadá-ce no Bairro são João, foi conduzido pelo pessoal da autarquia municipal de transito para delegacia local para os esclarecimento de rotina.
OBS: A Vitima não foi identificada por não haver nenhum Documento de Identificação.

Bebê morre após falta de socorro hospitalar em Choró


Casal vai processar Secretaria de Saúde de Choró por negligência e exigir indenização por morte de bebê

Choró. Após momentos de sufoco na realização de um parto na beira da estrada e a morte do filho recém-nascido horas depois, Antônio Audênio Simão da Silva, 30 anos, e sua companheira Lucilene Pereira da Silva, 21, agricultores de Fonte Nova, comunidade rural do distrito de Caiçarinha, situada a 22km da sede de Choró, no Sertão Central, vão processar o hospital deste município na Justiça e exigir indenização pela perda.

A decisão foi tomada pelo casal por conta do que consideram negligência da equipe da Secretaria de Saúde do Município. Segundo eles, a ambulância do Hospital Padre José Bezerra Filho não atendeu ao pedido de socorro. Foram obrigados a realizar o parto na margem da CE-456, em plena madrugada do último dia 25 de maio — a rodovia corta a região no sentido de Canindé. O pai disse que não teve outra alternativa, uma vez que a mãe estava prestes a dar a luz.

Ele conta que esperaram mais seis horas pela ambulância que não apareceu na comunidade. Então, o jeito foi fazer o parto ali mesmo, na margem da rodovia. Nem ele sabe ao certo como fez.

Com o auxílio de uma moradora da região conseguiu cortar o cordão umbilical do filho com uma tesourinha. Após o parto, retornaram para casa. Pediram o auxílio hospitalar novamente e, mais uma vez, não foram atendidos. Luciano Pereira Simão, nome que recebeu o bebê, morreu 20 horas depois, por falta de assistência médica, segundo denuncia o casal de agricultores.

Eles resolveram tornar o caso público na região por meio da rádio Pioneira FM, uma emissora comunitária outorgada pelo Ministério das Comunicações. Antônio Audênio enviou uma carta, escrita por um amigo, já que não sabe ler nem escrever. Apenas assina o nome. O radialista Antônio Borges de Oliveira, conhecido por ´Marcolino´, recebeu a denúncia e leu no seu programa “Linha Direta”, transmitido diariamente no horário de 12 às 14 horas. Marcolino afirma que ficou indignado e decidiu informar ao Diário do Nordeste.

Ao receber a reportagem, o apresentador e ex-secretário de Comunicação da administração municipal anterior, apresentou mais denúncias. Afirma serem constantes as reclamações dos ouvintes. Apesar de pertencer ao grupo político adversário, alega só transmitir o que tem provas. “Todos reclamam da falta de médicos nos postos de saúde e até no único hospital da cidade, que nem telefone possui”, afirma ele.

O administrador geral do Hospital Municipal, Gilberto de Almeida, contesta o radialista e também a versão apresentada pelo casal. Lamenta a morte prematura, mas a atribui aos próprios pais. Segundo avalia, os pais não atenderam as orientações padrões. “Gestantes em estado de parto que moram na zona rural, em áreas de difícil acesso, ficam acomodadas em casas mais próximas das estradas”. Segundo ele, a mãe preferiu retornar para casa. Também não seguiram para o hospital após o parto. Mesmo que tivesse ocorrido omissão dos servidores plantonistas, já que o contato com a unidade de atendimento é feito por um orelhão instalado há mais de 20 metros da portaria, e não houve retorno da primeira ligação, confirmando a necessidade, poderiam seguir em outro transporte ao amanhecer do dia, conforme avalia.

GRAVE

"Recebemos denúncias todos os dias. Mas esse caso é muito grave. Uma vida humana foi perdida"

Marcolino Borges
Radialista

SAÚDE PÚBLICA

Três médicos fazem rodízio de plantão na unidade

Choró. O administrador geral do Hospital Municipal de Choró, Gilberto de Almeida, confirma as dificuldades enfrentadas no atendimento médico à população. Porém, atribui ao constante rodízio de médicos, que recebem propostas mais interessantes e vão embora. “Todavia, a situação já está sendo normalizada”, garante. Três médicos plantonistas já se revezam na unidade hospitalar do município. A linha telefônica está sendo reinstalada dentro do prédio. Havia pendência de mais de R$ 12 mil, deixada pela administração anterior, segundo conta. Além desses problemas, o diretor hospitalar informou que o prefeito José Antônio Rodrigues Mendes, o “Dé”, está estudando a nomeação de novo secretário de Saúde para o município. O farmacêutico Antônio Neto pediu destituição logo após a morte do bebê. Alegou razões pessoais.

Quanto à ação judicial, o diretor acredita não existirem elementos. Os relatórios, médico e da agente de saúde da comunidade, apontam uma hemorragia no cordão umbilical como causa. “Os pais desprezaram o risco”, justificou.

ALEX PIMENTEL
Colaborador
Diário do Nordeste

Prefeito abre oficialmente 13º Pula Fogueira em Quixadá


Depois de dias de espera e ansiedade os quixadaenses e turistas compareceram a Praça José de Barros para assistir a abertura oficial da 13ª edição do Pula Fogueira, a primeira da gestão Felizcidade. A movimentação para realização da noite desta quarta-feira começou logo no inicio da noite.

A Secretaria de Comunicação e Mobilização Social (SECOM) preparou um vídeo com todas as realizações da administração municipal e exibiu em telões instalados na praça e no palco. O prefeito Rômulo Carneiro agradeceu a presença de todos e de todas e pediu, num tom de alegria e brincadeira, que todos brincassem com muito amor. “Aproveitem a festa, ela foi feita pra vocês. Mas brinquem com responsabilidade, não bebam, namorem muito”, disse o chefe do Executivo. O prefeito, que abriu oficialmente o evento nesta ultima noite, comentou ainda que a festa é resultado de muito esforço e que todos os presente mereciam as atrações contratadas para o Pula Fogueira.

Compareceram também a maior festa junina da o vice-prefeito, Airton Buriti Lima; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nascimento Marques, titular da pasta organizadora do evento, e demais secretários. A primeira banda a tocar no terceiro dia de evento foi Mala sem Alça, grupo revelação do ano passado. Rômulo Carneiro fez referência à banda, citando que era a primeira vez que ela tocava na cidade. A noite foi encerrada com o show da banda Forró Sexy.

Informação do site da prefeitura de Quixadá.

Seduc, Correios e PF divulgarão editais para concursos

A Secretaria da Educação (Seduc) confirmou, em nota, que irá realizar processo seletivo para professores de escolas do estado do Ceará. A previsão é de que o edital seja lançado no dia 30 de junho, com salários de R$ 1.257,34.

O último concurso da secretaria foi realizado em 2003, com 6.448 vagas. A previsão para esta próxima seleção é de que sejam criadas aproximadamente 4 mil oportunidades.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO
Vagas: 4.000
Cargo: professor classe I
Nível: superior
Remuneração: R$ 1.257,34

e mais...

Correios lançam concurso este ano
Proposta prevê admissão de 12 mil novos funcionários em 3 anos

Os Correios vão lançar, em 60 dias, o edital para a realização de concurso público para a contratação de cinco mil empregados neste ano. O objetivo é repor parte dos 5.587 funcionários que aderiram ao Programa de Demissão Voluntária (PDV) da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Este prazo não será prorrogado, garante a assessoria da empresa. A proposta, que ainda precisa ser aprovada pelo Ministério do Planejamento, é que nos próximos 3 anos sejam admitidos 12 mil novos funcionários.

Do total de empregados que aderiram ao PDV, a maior parte, 5.025 empregados, já eram aposentados do INSS, foram recontratados e tinham em média 59 anos. O funcionário que aderiu ao PDV vai receber 20% do salário-base por cada ano de serviço na ECT, além de ter a multa de 40% do FGTS, como se tivesse sido demitido da empresa. O custo total do PDV para os Correios será de R$ 360 milhões, que deverá ser amortizado em 13 meses.

Presidente da empresa, Carlos Henrique Custódio disse que o foco das novas contratações vai ser a atividade fim da empresa, que é entrega. ´Precisamos de mais carteiros. Devemos voltar para os 115 mil. Para contratarmos 8 mil, já vai ser preciso uma autorização especial do Planejamento´´, afirma.

Em Breve:
Polícia Federal divulgará edital com 1.020 vagas de agente e escrivão

POLÍCIA FEDERAL
Vagas: 1.020
Cargo: agente e escrivão
Remuneração: R$ 7.514,33
Nível: superior
Informações: A seleção para a área policial, cujo pedido é de 420 vagas de agente e 600 de escrivão (ambos de nível superior, com vencimentos iniciais de R$ 7.514,33) está mais próxima. Além disso, a Polícia Federal deve lançar concurso para área administrativa para 2.276 vagas para o nível médio (com vencimentos iniciais de R$ 2.656,58) e 724 para o nível superior (R$ 2.792,89).
Edital: em breve

Informações extraída do site www.verdesmares.globo.com com adaptações

TCM inspeciona 20 municípios cearenses na próxima semana

A lista dos 20 municípios que serão fiscalizados pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) foi divulgada nesta quarta-feira (10). O órgão pretende visitar as cidades a partir da próxima segunda-feira (15), após a interrupção da operação devido às fortes chuvas que atingiram o Ceará nos últimos meses.


Entre os critérios de indicação dos municípios, estão denúncias, despesas com festas, atraso na prestação de contas e possíveis desmontes. Os municípios são:

Abaiara, Amontada, Arneiroz, Capistrano, Catarina, Cedro, Crato, Maracanaú, Massapê, Palmácia, Pentecoste, Quixadá, Quixeré, Russas, Tianguá, Tururu, Umari, Uruburetama e Viçosa do Ceará

Os critérios de indicação desses municípios: possível atraso na prestação de contas do SIM , denúncias, despesas com festas, informações repassadas ao canal “Fale com o Presidente”, não envio de dados de licitações por meio do SIM, não inspecionados em 2008, possível desmonte, prefeitos reeleitos, requerimento do Ministério Público ou requerimento do Poder Judiciário, ou que possa estar enquadrado em uma dessas situações. Veja o video da TV Jangadeiro sobre o assunto.

Cid participa das festividades do Padroeiro e anuncia investimentos em Quixeramobim


Quem foi à praça da Igreja Matriz de Santo Antonio ontem viu de perto o Governador Cid Gomes, que chegou por volta das 22h, ladeado pelo Deputado Estadual Rômulo Coelho, o Presidente da Ematerce, Zé Maria Pimenta, o vereador Rômulo Filho e outras lideranças do município, que percorreu toda a praça, cumprimentando, conversando com populares e tirando fotos com quem quisesse registrar o momento.

Cid Gomes assegurou que ainda neste período estará muito mais presente em Quixeramobim para entregar ordens de serviços que virão, comprometendo-se a prestigiar por mais ocasiões os festejos do padroeiro, que segundo ele fazem parte de sua agenda pessoal.

O Governador anunciou que dentro de 60 dias estará entregando ao Município ordens de serviço para a construção de uma policlínica e a construção da estrada que liga Quixeramobim a Madalena, ressaltando que já houveram os repasses de recursos para o município no atendimento às obras emergenciais devido aos danos causados pelas enchentes, e que o Governo do Estado já está com 40 dos 80 milhões em caixa, que o governo federal prometeu para que o Estado atenda aos municípios atingidos pelas enchetes.

Cid Gomes destacou ainda a atuação do Governo do Estado no esforço de trazer para Fortaleza a Copa de 2014. Citando que os efeitos da Copa na Capital refletirão em todo o Estado, com investimentos públicos e da iniciativa privada, promovendo um grande impulso da economia e melhorando a qualidade de vida e até da administração pública, Cid disse que o evento obrigará o Estado a um planejamento maior para que o evento fique marcado como um dos maiores no País.


Matéria extraída do blog http://www.quixeramobimagora.blogspot.com

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Faculdade Católica divulga nomes dos aprovados no vestibular

A Faculdade Católica Rainha do Sertão divulga os nomes dos aprovados no vestibular Seletivo 2009/2 realizado no dia 17 de maio de 2009. os aprovados devem comparacer a instituição para realizar a matricula no dia 27/05/2009 - 08h às 11h30min e 13h30min às 17h30min, Endereço: Rua Juvêncio Alves, 660 – Centro, Quixadá – CE, Fone: (88) 3412-6700.


Relação de Alunos. Situação: Classificado

Curso: 002 - Filosofia - Manhã
1 7560 ISAAC DE SOUZA NASCIMENTO
2 7559 LUIZ CARLOS SOARES DAMASCENO
3 7519 MARA RAFAELA DE OLIVEIRA NOGUEIRA

Curso: 004 - Enfermagem-integral
4 7594 CESIANE OLIVEIRA DE SOUSA
2 7582 FRANCISCO FERNANDO EVANGELISTA VERISSIMO
1 7581 RAFAEL TAVORA MARTINS
3 7515 THALLYTA QUEIROZ SILVA

Curso: 006 - Administração de Empresas - Noite
3 7566 ALEXANDRE FERREIRA LIMA
4 7588 EURIPEDES PINHEIRO PEREIRA
1 7583 JOSÉ DE SOUSA DO NASCIMENTO NETO
2 7592 MANUELLA TALYTA COSTA PINHEIRO
5 7556 PAULO MAURILIO SÀ PARENTE

Curso: 008 - Ciências Contábeis - Noite
1 7578 ANDERSON DA SILVA ANDRADE

Curso: 012 - Fisioterapia-integral
1 7590 BRUNA DE ALMEIDA BRANDÃO BARBOSA
4 7538 DANIEL BERGER GARCES MOURA
Resul17.05.09.txt
2 7541 KECIA KARINE DE CASTRO BARBOSA
3 7554 PAULO WILKER DE OLIVEIRA RABELO

Curso: 014 - Psicologia - Noite
2 7547 DÉBORAH MELLENNY FERNANDES DOS SANTOS
3 7526 ERLÂNIA TEIXEIRA PINHEIRO
1 7584 PAULO GILMAR OLIVEIRA FALCÃO
4 7546 TRICCYA PINHEIRO DE CASTRO

Curso: 015 - Educação Física - Noturno
3 7593 MANOEL FELIPE DE OLIVEIRA SOUSA
1 7548 MATHEUS DOS SANTOS ALBUQUERQUE
2 7540 RENNAN CLAÚDIO DODÓ

Curso: 016 - Biomedicina - Diurno
1 7587 EMANUEL SANTIAGO DE CASTRO

Curso: 017 - Odontologia-Integral
1 7598 ANTONIA TAYLA BEZERRA PONTES
2 7579 MARIA VITORIA DE OLIVEIRA SILVA BARROS FERREIRA
3 7571 TAMARA TÁFENES FERNANDES FILGUEIRAS

Curso: 018 - Teologia - Manhã
1 7596 JANE MAYRE BENICIO MACIEL

Curso: 020 - Sistemas de Informação - Noite
4 7567 FRANCISCO DIEGO SILVA BEZERRA
1 7528 LUIS FELIPE GIRÃO BICA
3 7534 PAULO ROBERTO LIMA PINTO
2 7544 YAGO PINHEIRO SILVA

Curso: 050 - Engenharia Mecânica - Manhã
3 7576 FABIO NUNES LOPES
2 7545 FRANCISCO GEOVAN ALVES RIBEIRO
1 7553 JONAS ALVES DE LIMA NETO 2008098059374


Relação de Alunos. Situação: Classificável

Curso: 004 - Enfermagem-integral
5 7585 VERYCE ANNY RUBENS BATISTA
6 7542 JOÃO BATISTA DE SOUZA MACIEL JUNIOR
7 7591 LENARA FERNANDES DINIZ
8 7573 ISABEL LAINÊ DE BARROS SILVA


Curso: 017 - Odontologia-Integral
4 7518 RAFAEL GILSON FERNANDES DE OLIVEIRA
5 7551 DAVI MENDES DE FARIAS FILHO
6 7532 ANTONIO LUCAS DE FREITAS CARNAÚBA
7 7535 BRUNO RAFAEL FREITAS SILVA
8 7569 THOMÁS ABINTES GADELHA
9 7570 EDNA KARLA LIMA SANTOS
10 7524 RAQUEL ALDEMARIA GENTIL
11 7525 GIDEUM JACKSON MENDES DE ANDRADE

Portal de Noticias do Sertão Central a Informação em tempo real com credibilidade.

Caravana da TV Diário chega em Quixeramobim


A cada duas semanas, no sábado, a ação visita um município no Interior do Estado, divulgando as novas sintonias da TV

Apresentadores, cantores e humoristas da TV Diário participaram, ontem, no Sertão Central, de mais uma caravana da cidadania promovida pela emissora no Interior do Estado. Depois de Sobral e Santa Quitéria, Quixeramobim, a terra do mártir de Canudos, Antônio Conselheiro, situada a 206Km de Fortaleza, foi escolhida para a prestação de serviços.

Carteira de trabalho, identidade, certidão de nascimento, pressão arterial, higiene bucal. Por meio de parceria com a Prefeitura Municipal, esses e outros serviços foram disponibilizados ao público durante a tarde. A novidade atraiu centenas de pessoas à Praça Capitão Dias Ferreira, onde foram armados os estandes.

Enquanto aguardavam atendimento, muitos se divertiam com as palhaçadas de Skolástika e Zeca Estrada. Até o tempo ajudou. O sol estava a pique, mas logo surgiram algumas nuvens para amenizar a temperatura. Como se costuma dizer no autêntico “nordestinês”, ninguém arredou o pé até o último minuto. Queriam mais, porém existem mais cidades a serem contempladas. A cada duas semanas, no sábado, a caravana passará por uma delas, promovendo serviços e divulgando as novas sintonias da TV Diário.

De acordo com Júlio César Barros, um dos coordenadores da Caravana, a mudança da visita para o início da semana ocorreu por conta do encerramento das festividades de Santo Antônio em Quixeramobim. O próximo sábado, dia 13, será dedicado ao padroeiro do município. Mesmo assim, as expectativas foram superadas. Os próprios servidores dos órgãos públicos, parceiros da jornada, ficaram impressionados com o interesse do público. Nunca haviam visto tamanha descontração nas filas. E a iniciativa atendeu a pessoas de todas as idades. Do pequeno João Lucas Bernardo, 11 anos, à aposentada Maria Neusa de Oliveira, 69. “É por isso que a TV Diário é a cara do nosso povo. Fala a nossa língua e se importa com as nossas necessidades”.

Além das novidades trazidas da Capital, o jornalista Crisanto Teixeira e o cinegrafista Rafael Leno foram apresentados oficialmente como a mais nova equipe de reportagem a atuar com a TV Diário na região, passando a cobrir também o eixo-sul do Sertão Central.













Informação do Diário do Nordeste
Crédito das fotos: Crisanto Teixeira

Sertão Central reverencia a tradição junina














Santo Antônio e São João, santos casamenteiro e festeiro são atrações nas duas maiores cidades do Centro do Estado

Quixadá
Opção não falta. Embora com acentuada redução de recursos as festividades de Santo Antônio em Quixeramobim e o Pula Fogueira em Quixadá devem atrair milhares de visitantes ao Sertão Central por toda a semana. Na sexta e sábado o número de turistas, principalmente estudantes, deve se elevar. Terão fim-de-semana prolongado a partir desta quinta-feira, feriado de Corpus Christi. Essa é a expectativa dos organizadores e das dezenas de barraqueiros e camelôs que aproveitam as realizações populares para adquirir ganho extra.

Nos festejos de Santo Antônio, no coração geográfico do Ceará, além das trezenas, caminhadas religiosas e muita oração, um parque de diversões, o Barracão e as dezenas de atrações culturais se estenderão até domingo, dia 13. Quando o sol estiver se pondo centenas de fieis seguirão a secular procissão em homenagem ao padroeiro da cidade. Depois da celebração eucarística o arreamento da bandeira marcará a derradeira louvação ao santo preferido das solteironas

Embora o maior interesse do público seja pelas bandas de forró com sucessos emplacando na mídia, principalmente radiofônica, apreciar e acompanhar a Missa do Vaqueiro diante da Igreja Matriz de Quixeramobim e as evoluções das quadrilhas caipiras no palco popular da praça José de Barros, no Centro de Quixadá, são com certeza espetáculos à parte. Vale a pena conferir, os grupos juninos, porque os vaqueiramas só retornarão em marcha no ano que vem. A tradicional celebração religiosa ocorreu na noite desta segunda-feira.

Enquanto os vaqueiros retornavam para casa as primeiras representações quadrilheiras começavam a se apresentar em Quixadá. Apesar do público modesto, não faltou animação. Afinal de contas, nas edições anteriores o festejo era realizado ali habitualmente a partir da quarta-feira, prenunciando as grandes atrações musicais. Quem esteve na praça elogiou a mudança e a estrutura de arquibancadas e camarotes, ainda mais organizados. Não choveu. Espectadores e brincantes esperam que a festa continue assim, com muita paz e segurança até a última noitada.


Enquanto bandas consagradas sobem o palço do São João na praça José de Barros devotos sobem os degraus da Igreja Matriz de Santo Antônio.

DICA
Melhor prevenir do que remediar

Quando você for aos festejos de Quixadá e Quixeramobim procure não usar jóias e nem celulares, principalmente no bolso de trás. Também é bom evitar registros fotográficos no meio da multidão, diante dos palcos. Oportunistas se aproveitam para tomar o que é seu. Outra dica importante é não portar documentos originais, uma cópia autenticada resolve o problema num momento de necessidade. Quanto às mais vaidosas, sapato de salto alto não é aconselhável. As mães que pretendam levar crianças, um crachá com o nome completo, endereço e telefone ajudam caso se percam na multidão.

Não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas evita aborrecimentos e riscos, principalmente para motoristas e motociclistas. Equipes do Detran e da Companhia de Patrulhamento Rodoviário vão intensificar a fiscalização nestes dias. Mas é bom lembrar que o trabalho vai ser realizado apenas nas ruas e avenidas, por isso é bom procurar um local seguro ao estacionar. Pedir mais atenção ao vigia ou flaneleiro não custa nada, embora uma boa gorjeta seja uma boa opção para evitar danos ou o furto do seu veículo. Pouco combustível, travas e alarmes também ajudam. Vagabundo detesta dificuldades na hora de agir.



Matéria extraída com adaptações do blog do Alex Pimentel

Filme 'Área Q´ para contatos imediatos

Halder Gomes fecha a primeira parceria com uma produtora de Hollywood e prepara as filmagens de ´Área Q´, um filme de ficção-científica sobre a presença de seres extraterrestres nos municípios de Quixadá e Quixeramobim

Após alcançar o sucesso, prêmios e o reconhecimento internacional com os curtas “Cine Holiudy - o Artista Contra o Caba do Mal”, “Loucos por Futebol” e os longas “No Calor da Terra do Sol” e “The Morgue/Cadáveres II”, Halder Gomes dá mais um passo para firmar sua importância na produção do cinema cearense.

Enquanto aguarda as definições para transportar “Cine Holiudy” para o longa-metragem, assume a produção de “Área Q”, a primeira co-produção do cinema cearense com um estúdio de Hollywood. Ainda em pré-produção (as filmagens começam em agosto), mas com o roteiro já finalizado, Halder busca fechar uma série de parcerias que garantam o planejamento de filmagem, o orçamento e o suporte da produção, além de negociar com a Fox Filmes a sua exibição no território nacional e no exterior. “Estou muito contente em trazer para o Ceará a primeira co-produção entre o estado e um estúdio de Hollywood”.

“Área Q” surgiu originalmente numa de suas viagens para os EUA. Durante uma reunião de produção, soube do produtor e diretor Gérson Sanginitto, carioca que mora com a mulher, Carina (diretora de fotografia e produtora executiva), em Los Angeles, que estavam trabalhando num roteiro a ser filmado no estado do Arizona, abordando casos de regressões hipnóticas para análise de casos de abduções por extraterrestres.

“O tema me pegou”, diz Halder. “Mas sugeri a eles uma mudança de planos: elaborarmos uma outra história que funcionasse numa produção envolvendo Brasil e EUA e cujo enredo trouxesse à baila uma questão amplamente discutida no Brasil envolvendo casos comprovados de contatos imediatos entre extraterrestres e pessoas dos municípios de Quixadá e Quixeramobim, no estado do Ceará”, revela Halder.

“Quando falei dos casos recorrentes na região, das investigações que trouxeram especialistas internacionais, da beleza natural dos municípios e do interesse universal pelo tema, a decisão de criar uma nova história foi imediata, surgindo daí um projeto que se passa em Quixadá, Quixeramobim e Los Angeles, tendo um repórter americano no centro dos acontecimentos. Passamos duas semanas discutindo o argumento e resolvemos intitulá-lo de ´Área Q´, em alusão a letra inicial das duas cidades”, explica. Ao retornar ao Brasil, Halder passou a tocar a produção enquanto o roteiro era desenvolvido por Júlia Câmara.

E o interesse pelo tema? O cineasta revela ter crescido ouvindo histórias sobre casos de discos voadores e de ter acalentado o sonho de, um dia, fazer algo com o tema. “A região tem uma beleza misteriosa, surreal até, e se ajusta muito bem a questão dos aparecimentos de naves extraterrestres, com os relatos de avistamentos e abduções sendo impressionantes. Outro fato: é impossível percorrer a região sem olhar para o céu. Na verdade criamos um argumento totalmente original, em ordem não linear de tempo e que ´amarra´ acontecimentos no passado, presente e futuro”, explica.

Quanto a linguagem a ser empregada, Halder diz que a estética será moderna, pois Gerson Sanginitto optou ´por uma combinação de cenas nas quais pontificam planos com gruas, ´travellings´, planos sequências, etc, as quais vão beirar ao documental através do protagonista da história, que é um repórter de uma grande publicação internacional´, afirma.

PEDRO MARTINS FREIRE
Crítico de Cinema

Extraída do Diário do Nordeste
Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics